top of page
shutterstock_1927438049.jpg

O SER HUMANO É AQUILO QUE A EDUCAÇÃO FAZ DELE.

MISSÃO.

Despertar no aluno através da leitura o desenvolvimento harmônico nos aspectos físicos, intelectuais e sociais, a fim de que contribuam positivamente com a comunidade onde está inserida, com a família e com a pátria.

Tornar crianças vencedoras, prepará-las para vida, ajudando a superar as dificuldades do meio que convivem e solucionar possíveis problemas que surgirão.

VISÃO.

O Projeto visa à ampliação da capacidade leitora dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Observa-se que a maioria das crianças da Rede Municipal chegam à escola destituídas de um “Capital Cultural” que as impede de ter os mesmos rendimentos de outros estudantes. O sociólogo francês Pierre Bourdieu notou que o estoque de “Capital Cultural” de algumas crianças era diferente de outras e isso acontecia de acordo com a classe social delas. Em outros termos, algumas crianças possuíam uma predisposição a aprender e outras não, na visão do sociólogo, os estudantes que tinham mais facilidade em adquirir conhecimento eram aquelas que chegavam de casa com um conjunto de recursos, competências e apetências disponíveis e mobilizáveis, que em contato com a cultura apresentada pela escola logo aprendiam, as outras que chegavam sem esse conjunto ficavam em desvantagem.

Nesse sentido, visando contribuir para que haja uma equidade maior na aprendizagem, o Projeto Adote um leitor conseguiu mobilizar empresários. Com isso, diante de uma literatura pautada em valores, que fomenta a formação do pensamento crítico é possível ampliar o desenvolvimento das crianças que chegam à escola sem esse conjunto de competências, conforme citado pelo sociólogo.

Combater o analfabetismo funcional e formar futuros cidadãos com bons princípios.

Ademais, pesquisas demonstram o quanto a delinquência infantil tem crescido no país provocando consequências terríveis na sociedade. Assim, através da educação espera-se nova formação de atitudes dos alunos.

VALORES.

Resgatar princípios morais importantes como; honestidade, respeito pelo próximo, responsabilidade, cooperação, empatia, gratidão, disciplina, perseverança, paciência, compaixão, integridade.

 

Promover mudanças no comportamento das crianças despertando o hábito da leitura uma vez que a delinquência infantil vem se refletindo de forma negativa com consequências nefastas para a sociedade, por isso, o projeto possui valores que influenciam os estudantes através da leitura que agrega em seu conteúdo muito mais que mero entretenimento. Com suas temáticas variadas, desperta no aluno o senso de mais confiança, fé, valores morais e éticos que ajudarão na formação de uma vida de conduta mais saudável. Assim, configura-se a educação como um valor desse projeto e a leitura como recurso mobilizador para auxiliar a formação de novos cidadãos.

PARCEIROS.

Conheça alguns parceiros que fazem do Projeto Adote um leitor, uma realidade.

bottom of page